Marrocos é um modelo a seguir, segundo chefe da diplomacia tanzaniana
Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da África Oriental da Tanzânia, January Makamba, congratulou-se com a dinâmica de desenvolvimento vivida por Marrocos, sublinhando que o modelo marroquino constitui uma “fonte de inspiração” para o seu país.
“O progresso e o desenvolvimento que Marrocos está a experimentar são, para nós, uma fonte de inspiração”, disse Makamba, quinta-feira em Rabat, durante uma conferência de imprensa conjunta após as suas conversações com o Ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Africana e do Governo. Marroquinos que vivem no exterior, Nasser Bourita.
Neste sentido, o chefe da diplomacia tanzaniana saudou a excelência e profundidade das relações centenárias que unem a Tanzânia e Marrocos, sublinhando o papel central da visita feita pelo Rei Mohammed VI à Tanzânia, em 2016, no reforço das relações bilaterais.
Desde esta visita, o comércio entre os dois países registou um claro aumento, de 28 milhões de dólares em 2016 para 285,5 milhões de dólares em 2022, regozijou-se o ministro tanzaniano.
Para dar um forte impulso a esta dinâmica, as duas partes concordaram em organizar, em Março de 2024, um Fórum Empresarial Marrocos-Tanzânia, anunciou.
“Acordámos organizar, no próximo mês de Março, este Fórum Empresarial na Tanzânia, com vista a dar corpo aos acordos já celebrados”, afirmou, estimando que este evento constituirá “um passo crucial” na promoção das relações económicas entre os dois países.
-0- PANA AT/JSG/MAR 22dez2023