Livro "Viagem para interior de Boko Haram" é publicado em Paris
Paris, França (PANA) – Um livro intitulado "Viagem para o Interior de Boko Haram", do jornalista e escritor nigerino, Seidik Abba, é publicado nesta quarta-feira bas Edições Le Harmattan, em Paris, souba a PANA de fonte segura no local.
A obra consiste numa investigação sobre o djihad (guerra santa muçulmana) na África Subsariana.
Escrita em colaboração com Mahamadou Lawaly Dan Dano, antigo governador de Diffa (cidade no sudeste do Níger, perto da fronteira com a Nigéria) e autor do programa nigerino “Arrependimento contra Perdão”, a obra dá palavra a ex-combatentes de Boko Haram, cujas narrações, recolhidas na cidade de Goudoumaria, na região de Diffa, permitem ver do interior o funcionamento desta seita terrorista.
A particularidade de Goudoumaria, situada a mais de mil quilómetros a sudeste de Niamey, a capital nigerina, é de albergar o primeiro centro nigerino de desraizamento, formação profissional e reinserção social dos desertores de Boko Haram.
"Essts narrações também dão as melhores chaves para se discernir o rumo das raparigas e das mulheres regularmente raptadas pelo movimento islamita e, por conseguinte, pistas para se compreender finalmente porque as alunas raptadas em abril de 2014, no liceu de Chibok, no nordeste da Nigéria, nunca foram todas encontradas”, sublinharam os autores do livro.
Boko Haram, movimento terrorista djihadista criado em 2002, antes de mergulhar na violência armada em 2009, filiou-se, em 2015, em Daesh (Estado Islâmico) e tornou-se no grupo jihadista mais mortífero no mundo, cujos numerosos massacres, atentados e raptos já causaram quase 27 mil mortos nos Camarões, no Níger, na Nigéria e no Tchad.
-0- PANA BM/TBM/FK/DD 8out2019