Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O Presidente guineense, Alpha Condé, endereçou, quarta-feira à noite, uma mensagem de condolências ao seu homólogo ivoiriense Alassane Ouattara, pela morte do primeiro-ministro ivoiriense, Amadou Gon Coulibaly, ocorrida no mesmo dia à tarde em Abidjan, a capital económica do país, noticiou a Televisão Nacional Guineense.
O Presidente Condé, que se diz « profundamente entristecido », saudou a memória do “filho corajoso” e do “servidor fiel” do seu país que, segundo ele, cumpriu com toda lealdade a sua missão até ao seu último suspiro.
Garantiu o seu "apoio indefetível" ao seu homólogo ivoiriense, bem como à família do finado e ao povo da Côte d’Ivoire, neste período doloroso que atravessa o país.
Candidato às próximas eleições presidenciais da Congregação dos Houphouetistas para a Democracia e Paz (RHDP), o chefe do Governo ivoiriense fez recentemente um controlo sanitário em França.
Teve, depois, um mal-estar durante o Conselho de Ministros, tendo sido evacuado para um centro hospitalar local, onde a sua morte será constatada.
O finado, que sofreu um transplante de coração em 2012, regressou quinta-feira última ao seu país, após dois meses em França onde estava submetido a um controlo médico.
-0- PANA AC/BEH/FK/DD 9julho2020