Gaborone, Botswana (PANA) – O Presidente tswanês, Mokgweetsi Masisi, anunciou que o seu Governo cavou 18 poços para os animais selvagens para fazer face à seca que atinge a região.
Falando segunda-feira durante uma reunião consultiva organizada em Mogoditsane, arredores de Gaborone, a capital, o Presidente Masisi disse estar em contacto permanente com o seu homólogo angolano, João Lourenço para estudar a possibilidade de explorar o rio Okavango e acelerar a desminagem.
Justificou esta pretensão com o facto de existir já o Plano de Reabilitação do Delta do Okavango (ODMP) e o essencial dos animais selvagens migrar para a zona em busca de água.
Acrescentou, contudo, que o Governo não vai deixar a seca afetar os Tswaneses, já que a preservação da vida humana é a sua prioridade absoluta.
O Governo tswanês declarou 2018/2019 ano da seca, e criou medidas de socorros, das quais o reabastecimento das reservas estratégicas de cereais para cobrir o défice cerealífero estimado em 98 por cento.
O Governo recorreu ao aumento das subvenções aos criadores devido à seca, para os alimentos, as vacinas e os medicamentos bem como a alimentação complementar em todas as escolas primárias e autorizou a exportação de animais que serão abatidos.
-0- PANA MS/AR/NFB/BEH/MAR/IZ 22out2019