Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), o partido do deposto Presidente Blaise Compaoré, no Burkina Faso, excluiu 27 quadros seus por estarem alegadamente em conflito com os estatutos do partido, soube a PANA segunda-feira de fonte partidária.
A medida foi tomada durante um congresso extraordinário realizado domingo, sob o lema "Releitura dos Textos Fundamentais do Partido", e num contexto marcado por uma crise interna neste partido que dirigiu o Burkina Faso durante mais de 20 anos sob a liderança de Blaise Compaoré, destituído por uma insurreição popular, em outubro de 2014.
Segundo o presidente do partido, Eddie Komboïgo, quadros afetados foram sancinonados depois de recusarem o diálogo e "multiplicar declarações mediáticas para manchar a nossa imagem, a imagem do nosso partido e prejudicar a coesão do nosso partido”.
Entre as pessoas excluídas figuram Juillette Bonkoungou (députada), Boureima Badini (antigo ministro), Léonce Koné (antigo ministro), Mohamadi Lamine Kouanda, Salia Sanou (ex-administrador de Bobo-Dioulasso).
Desde a destituição do regime do Presidente Compaoré, o seu partido atravessa uma crise de liderança com vista às eleições presidenciais e legislativas de 2020.
Um dos seus antigos primeiros-ministros (Kadré Désiré Ouédraogo) já anunciou a sua candidatura.
-0-PANA TNDD/TBM/FK/IZ 23set2019