Tripoli, Líbia (PANA) - A Autoridade de Implementação e Gestão do Projeto do rio artificial na Líbia anunciou segunda-feira a interrupção do fornecimento de água potável à cidade capital, Tripoli, e arredores devido ao corte no fornecimento de eletricidade aos poços de abastecimento, no campo Oriental do sistema Hassouna Sahal al-Jafara.
Num comunicado, a Autoridade disse que "a eletricidade foi restaurada há algumas horas, permitindo que os poços de água reiniciassem e a bomba voltasse às suas capacidades habituais".
Tranquilizou "todos os cidadãos do retorno do fluxo de água e sua gradual chegada a Tripoli e seus arredores, a partir desta terça-feira, 31 de março de 2020".
Regularmente, o abastecimento de água do rio artificial é interrompido nas cidades líbias e em Tripoli por várias razões, tanto para pressionar os políticos a obterem concessões ou a libertação de um parente envolvido na sabotagem e destruições da infraestruturas hidráulicas ou em confrontos armados.
O rio artificial drena diariamente milhões de metros cúbicos de água potável dos lençóis freáticos do deserto líbio para as regiões ocidental e central onde há aglomerações urbanas e uma significativa densidade populacional e grandes latifúndios agrícolas.
-0- PANA AO/MA/NFB/DIM/IZ 30março2020