Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma missa pelo repouso da alma do ex-Presidente do Burundi, Pierre Buyoya, foi celebrada terça-feira, na Catedral Regina Mundi, em Bujumbura, na presença de uma multidão de parentes próximos, amigos e conhecidos do falecido, constatou a PANA no local.
A cerimónia religiosa foi conduzida por um antigo bispo católico de Bujumbura, Dom Evariste Ngoyagoye, conhecido por ser próximo à família do finado.
Nenhuma autoridade governamental marcou presença, nem nas tradicionais cerimónias de luto parcial que se seguiram.
Em outubro passado, Pierre Buyoya foi condenado à prisão perpétua, acusado de cumplicidade no assassinato do seu sucessor, Melchior Ndadaye, em 1993.
Na sua homilia, o bispo Ngoyagoye apelou para se transcender os rancores e, em vez disso, favorecer o perdão como o fundamento da fé cristã entre a maioria dos Burundeses.
O prelado católico prestou particular homenagem a «um estadista que acaba de nos deixar depois de uma longa carreira política marcada pela defesa da unidade e da reconciliação nacional».
A Diáspora do Burundi também se reuniu online para uma oração coletiva em memória do finado Presidente.
O outro acontecimento religioso do dia foi a comemoração do 17º aniversário do assassinato do núncio apostólico no Burundi, Dom Michael Courtney, de nacionalidade irlandesa.
Em 2003, Courtney foi mortalmente ferido numa emboscada nunca reivindicada pelas partes na guerra civil no Burundi.
-0- PANA FB/IS/MAR/IZ 29dez2020