Argélia e Comores na lista negra dos Estados Unidos em matéria religiosa
Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos colocaram a Argélia e as ilhas Comores na sua lista negra dos países tolerantes em matéria de “violações da liberdade religiosa", soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, cita outros países que figuram nesta lista, como Cuba e Nicarágua, frisando que a Nigéria esteve nesta lista em 2020.
no ano passado.
Blinken designou igualmente a Birmania, a República Popular da China, a Eritreia, o Irão, a República Democrática da Coreia, a Rússia, o Paquistão, a Arábia Saudita, o Tajiquistão e o Turquemenistão como sendo “países particularmente preocupantes por terem perpetrado ou tolerado violações flagrantes, sistemáticas e persistentes da liberdade religiosa.”
Vários grupos jihadistas, que semeiam o caos na África Ocidental e Oriental, também figyram entre “Entidades Particularmente Preocupantes.”
Do leque constam igualmente al-Shabab, Boko Haram, Hayat Tahrir al-Sham, The Houthis, no Grande Sara, Jamaat Nasr al-Islam, wa-Muslimin e os Talibãs, lê-se na nota.
De acordo com Blinken, os Estados Unidos não desistirão do seu compromisso de defenfer a liberdade de religão ou crença para todos e em cada país do mundo.
"Em várias zonas no mundo, nós continuamos a ver Governos perseguirem, deterem, ameaçarem, encarceraerm ou matarem pessoas apenas por causa da sua vontade de viverem as suas vidas de acordo com as suas crenças”, indignou-se o chefe da diplomacia americana.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 18nov2021