Túnis, Tunísia (PANA) – A Agência norte-americana de notação “Fith Ratings”, diminuiu a nota soberana da Tunísia de “B+” com perspetivas negativas para “B” com perspetivas estáveis.
Esta degradação deveu-se à "agravação dos desequilíbrios macroeconómicos" persistentes e à deterioração das curvas da dívida externa e da dívida pública por causa das perturbações económicas devidas ao choque do novo coronavírus.
A Agência explicou que a economia da Tunísia registará este ano uma recessão sem precedentes com uma cessação temporária do processo de saneamento orçamental, o que provocará um aumento considerável da dívisa externa líquida e da dívida pública.
Segundo a Fitch Ratings, a crise que atravessa atualmente os setores do comércio, da indústria e do turismo, no Mundo, devido à pandemia da covid-19, afetará negativa e fortemente a economia tunisina fraca e aberta.
Esta crise causará a cessação da maioria das atividades no setor do turismo, principal ator do desenvolvimento, e a perda de 10 porcento dos empregos atuais, segundo as estatísticas oficiais.
O setor do turismo forneceu à Tunísia receitas em divisas que representavam quatro por cento do Produto Interno Bruto (PIB), nos últimos três anos.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 14maio2020