UA envia missão de avaliação pré-eleitoral ao Quénia
Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, autorizou o envio de uma missão de avaliação pré-eleitoral ao Quénia, de 16 a 20 de maio de 2002, com vista às eleições de agosto próximo, neste país da África Oriental, anunciou nesta segunda-feira a organização continental.
Esta decisão foi precedida de um convite do Governo do Quénia à UA para observar as próximas eleições gerais previstas para 9 de agosto de 2022.
Um comunicado publicado no site Internet da UA indica que a missão integra membros do Grupo dos Anciões, peritos eleitorais independentes e o pessoal técnico da CUA .
O comunicado precisa que "a missão é enviada conjuntamente com os membros do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA) e da Comunidade Económica da África Oriental (CEA)”.
A missão conjunta UA-COMESA-CEA no Quénia examinará o estado de preparativos das eleições gerais e o contexto geral em que se realizarão estas consultas.
Ela iniciará consultas e um diálogo com os principais atores políticos eleitorais do Quénia a fim de promover eleições pacíficas, credíveis e inclusivas.
A missão está em conformidade com a Carta Africana sobre Democracia, Eleições e Governação, de 2007, com a declaração da OUA/UA de 2002 sobre os princípios que regem as eleições democráticas, em África, as diretivas da UA de 2002 para as missões de observação e acompanhamento das eleições e o quadro de cooperação de 2008 entre a UA e as Comunidade Económicas Regionais sobre as questões de paz e segurança em África.
-0- PANA MA/BAI/IS/SOC/FK/IZ 16maio2022