UA e ONU discutem com Líbia sobre situação política no país
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial líbio do Governo de União Nacional, Fayed al-Sarraj, reiterou a sua visão que "inclui o Estado civil, a separação de poderes, a alternância pacífica do poder, a unificação de instituições soberanas."
Segundo um comunicado publicado terça-feira pelo gabinete de informações do presidente do Conselho Presidencial líbio, Al-Saraj expôs esta visão durante uma reunião com uma delegação das Nações Unidas e da União Africana (UA), chefiada, Marie-Rose DiCarlo, assistida pelo comissário para a Paz e Segurança da UA, da UA, Ismail Charghi.
Sob a égide da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), o encontro versou essencialmente sobre os últimos desenvolvimentos da situação política e da segurança na Líbia, o processo eleitoral, a sua segurança e a Conferência Nacional Inclusiva.
Al-Sarraj enfatizou, nessa ocasião, a necessidade de se unificarem as posições regionais e internacionais face à crise líbia, a coordenação entre as Nações Unidas e a União Africana para se unificarem iniciativas destinadas a resolver a crise sob a supervisão das Nações Unidas ", indica um comunicado publicada terça-feira pelo gabinete de informações do presidente do Conselho Presidencial líbio.
Por sua vez, Marie-Rose DiCarlo sublinhou que "qualquer solução para a Líbia continua a ser um assunto líbio"., acrescentando que "o papel das organizações regionais e internacionais é apenas fornecer o apoio necessário à estabilidade e à paz".
As Nações Unidas estão a fazer tudo o que está no seu alcance para coordenarem os esforços internacionais e criarem condições com vista ao sucesso do roteiro do enviado da ONU à Líbia, acrescentou.
O chefe da MANUL, Ghassan Salamé, o ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Siala, e o conselheiro político do Presidente do Conselho Presidencial, Taher Al-Sunni, e o diretor do Departamento Africano dos Negócios Estrangeiros, Khalifa Mohamed Al-Reheibi, participaram nesta reunião.
A 32.ª Cimeira Ordinária da UA, ocorrida de 10 a 11 de fevereiro último em Addis Abeba, na Etiópia, encarregou a Comissão de Alto Nível sobre a Líbia de tomar medidas necessárias, em consonância com as Nações Unidas, para organizar uma conferência nacional líbia para paz e reconciliação global, bem como eleições presidenciais e legislativas em outubro próximo.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 14março2019