Niamey, Níger (PANA) – Os deputados nigerinos reunidos em sessão plenária ratificaram a lei relativa à instituição do tagdal como 11.ª língua nacional no Níger, soube-se segunda-feira de fonte parlamentar.
O tagdal, a língua dos igdalen, é também falada no Mali, na Mauritânia, na Líbia, na Argélia, no Sudão, no Tchad, em Marrocos e no Senegal.
A nova lei visa transformar o tagdal em língua nacional e fazer a sua promoção por ser "muito rica em vocabulário com empréstimos que estão no mesmo espaço geográfico como o árabe, o tamajaq e o sonrai".
Desde 2001, o Níger engajou-se num processo de promoção das línguas nacionais, adotando a lei que fixa as modalidades da sua promoção e desenvolvimento.
No termo da votação da nova lei, a parlamentar Yacine Mohamed, promotora da iniciativa, agradeceu aos seus seus colegas deputados pelo seu voto massivo.
“Este voto vai reconfortar a comunidade Igdalen, presente, bem estabelecida no espaço nigerino desde os tempos imemoráveis. Vai contribuir igualmente para a introdução da língua igdalen no processo de promoção e desenvolvimento das línguas nacionais”, declarou.
As outras línguas nacionais do Níger são o haoussa, o zarma, o fulfuldé, o tamacheque, o kanouri, o árabe, a gourmanthcé, o toubou, o boudouma e o dendi.
-0- PANA SA/IS/SOC/MAR/IZ 10dez2019