Rwanda nota ligeiro aumento de novos casos de covid-19
Kigali, Rwanda (PANA) - O número de novos casos de covid-19 no Rwanda parece estar a estabilizar-se, depois de o país ter registado 19 novos casos, ou seja, um acumulado de de quatro mil 479 casos positivos, soube a PANA de fonte oficial em Kigali.
O número de pacientes curados da covid-19 também está a aumentar com um novo grupo de 27 pessoas a recuperarem da doença viral, declarou quinta-feira o painel de controlo do Ministério da Saúde.
Trata-se dum aumento de 53 por cento, em comparação com os números de todos os casos confirmados, disse a fonte.
O Rwanda reabriu os seus aeroportos aos voos comerciais a 1 de agosto último, mais de quatro meses depois de os ter encerrado, devido a esta pandemia.
Mas as escolas permanecem fechadas, bem como as fronteiras terrestres do país, exceto para camiões de transporte de mercadorias.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Ghebreyesus, declarou, quarta-feira última, que alguns países, incluindo o Rwanda, conseguiram suprimir o vírus precocemente.
Realçando os progressos do Rwanda, Ghebreyesus os mesmos são fruto da combinação entre uma forte liderança e a cobertura de saúde universal, a que se juntam trabalhadores de saúde bem apoiados e comunicações claras sobre a saúde pública no país.
As fronteiras terrestres do Rwanda permanecem fechadas, enquanto a circulação através do país está proibida das 19 às cinco horas da manhã (hora local), de acordo com um recolher obrigatório imposto para limitar a propagação da doença.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/DIM/DD 10set2020