Rwanda confirma quatro novos casos de coronavírus
Kigali, Rwanda (PANA) - As autoridades sanitárias do Rwanda confirmaram, domingo, quatro novos casos de coronavírus, elevando o total para cinco nos últimos dois dias.
Um comunicado do Ministério da Saúde indica que um dos casos é um cidadão rwandês de 34 anos de idade, chegado ao país a 6 de março corrente proveniente do Sudão do Sul, enquanto o segundo é um irmão seu, proveniente das ilhas Fiji, passando pelos Estados Unidos e pelo Qatar, dois dias mais tarde.
Além disso, um cidadão rwandês de 30 anos de idade, residente em Kigali, que não viajou recentemente, e um homem de nacionalidade ugandesa, chegado a 8 de março corrente de Londres (Inglaterra), fazem parte dos casos diagnosticados positivos.
No sábado último, um outro paciente, desta feita um cidadão indiano chegado ao país a 8 de março corrente de Mumbai, também foi diagnosticado positivo, precisa o comunicado do Ministério da Saúde.
Segundo as informações obtidas, os quatro pacientes não apresentavam sintomas à sua chegada ao Rwanda.
Os cinco casos estão a ser tratados e o seu estado de saúde é estável, encontrando-se atualmente em isolamento, prossegue o comunicado.
No domingo, as autoridades anunciaram a proibição, por uma duração indeterminada, das grandes mobilizações, particularmente, na missa, foi recomendado à população ficar em casa, no quadro da luta contra esta doença.
Na sequência destes novos casos confirmados, o Ministério da Educação ordenou o encerramento de todas as escolas públicas e privadas por duas semanas.
Todos os habitantes do Rwanda devem continuar a observar todas as instruções das autoridades sanitárias, disse o Ministério.
Estas instruções específicas incluem, entre outras, a lavagem das mãos de forma regular, evitar as grandes mobilizações e assinalar qualquer sintoma.
No quadro dos mecanismos de prevenção, a transportadora aérea nacional do Rwanda, RwandAir, suspendeu os seus voos para Israel, Guanzhou (China) e Mumbai (Índia).
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/FK/IZ 16março2020