Kigali, Rwanda (PANA) - O Rwanda alcançou 380 milhões de dólares americanos em receitas fiscais para o primeiro trimestre do ano fiscal de 2020-2021, relatou quinta-feira a imprensa local, citando uma fonte administrativa em Kigali.
O Rwanda conseguiu este desempenho com um rápido regresso às atividades comerciais e um aumento na cobrança de impostos durante a pandemia da covid-19, segundo a fonte.
No ano fiscal de 2020-2021, espera-se que o Rwanda volte aos bons desempenhos fiscais dos últimos anos, disse o comissário geral da Autoridade Fiscal do Rwanda (RRA), Pascal Bizimana Ruganintwali.
Segundo o comissário Ruganintwali, o bom desempenho registado no primeiro trimestre do ano fiscal corrente é fruto de uma estratégia para aumentar o TVA (imposto sobre o valor acrescentado), cobrado pela instituição.
"Temos envidado muitos esforços na área da tecnologia, por exemplo, para assegurarmos a utilização do EBM (máquina de faturação eletrónica) pelos contribuintes, especialmente em termos de bens e indústrias importados. Isto ajudou a limitar a evasão fiscal", regozijou-se.
Além disso, a reabertura rápida das atividades comerciais destinadas a levantar as medidas restritivas impostas em março, para retardar a propagação da pandemia, deu frutos, disse.
-0- PANA TWA/VAO/ASA/IS/DIM/DD 06novembro2020