Remodelação governamental no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) - O Presidente rwandês Paul Kagame procedeu à remodelação do seu Governo, segunda-feira, com a nomeação de dois novos ministros da Segurança Interna e dos Negócios Estrangeiros, anuncia um comunicado oficial.
O general Patrick Nyamvumba, ex-chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Rwandesas, foi nomeado ministro da Segurança Interna, enquanto Vincent Biruta deixa o Ministério do Ambiente para os Negócios Estrangeiros, onde substitui Richard Sezibera, que sai do Governo.
O Presidente nomeou também um novo ministro dos Desportos e da Cultura, da Juventude e um novo chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas.
A nova ministra do Desporto e Cultura é Rosemary Mbabazi, uma empresária que foi ministra da Juventude, enquanto o major-general Jean Bosco Kazura foi promovido ao posto de general e nomeado como o novo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas.
Com 30 anos de experiência militar, o general Kazura, 56 anos, foi comandante das Forças de Defesa Rwandesas (RDF) e comandante do Centro de Formação de Combate das Forças de Defesa Rwandesas. Substitui o general Patrick Nyamvumba como ministro da Segurança Interna.
O Presidente Kagame também aprovou as nomeações de novos comandantes das Forças Armadas como parte desta remodelação ministerial. O general Fred Ibingira foi nomeado chefe do Estado-Maior das Forças de Reserva.
O tenente-general Jacques Musemakweli, que foi comandante das Forças de Reserva, é Inspetor-Geral das Forças de Defesa Rwandesas (RDF), enquanto o major-general Innocent Kabandana, que era comandante das Forças de Operações Especiais, foi nomeado chefe do Estado-Maior adjunto das Forças de Reserva.
O coronel Karusisi Ruki, do corpo de elite da Guarda Presidencial, foi promovido a brigadeiro-general das Forças de Operações Especiais.
Estas mudanças e novos destacamentos entraram em vigor imediatamente, de acordo com uma declaração do Governo.
-0- PANA TWA/MA/NFB/JSG/CJB/IZ 05nov2019