Presidente maliano recebe comissária da União Africana para Saúde
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, reuniu-se quinta-feira, em Bamako, com a comissária da União Africana (UA) para a Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social, Minata Samaté Cessouma, soube a PANA de uma fonte oficial.
“Viemos informar o chefe do Estado (maliano) sobre a missão humanitária que acabámos de realizar no Mali”, indicou Minata Samaté Cessouma no final da audiência.
Disse ter-se deslocado a Gao e Ménaka, no norte do Mali, "para enfrentar a realidade da deslocação forçada das populações locais.
Também disse ter-se avistado com as populações, autoridades malianas, bem como parceiros bilaterais e multilaterais para ver como a UA pode apoiar o Mali nos seus tempos difíceis.
Recordou que o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, chefiou uma forte delegação, durante uma visita de trabalho a Bamako, em finais de janeiro de 2023, onde se encontrou com o coronel Goïta e outras autoridades malianas.
“Estamos aí, precisamente, na lógica continuação da missão do presidente da Comissão da UA, em solidariedade com o Mali, mas também, em apoio às autoridades da Transição nesta difícil gestão do problema da deslocação forçada de populações” , lamentou Minata Samaté Cessouma, para quem a solidariedade deve ser "antes de tudo africana."
Prometeu sensibilizar os funcionários da UA à necessidade de apoiar os países em dificuldade, incluindo o Mali que está a passar por uma crise humanitária sem precedentes.
O país tem milhares de deslocados internos e externos, na sequência da insegurança que impera desde 2012, frisou aludindo à ataques terroristas contra soldados do Mali e estrangeiros da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização no Mali (MINUSMA) e populações civis.
Muitas dentre elas fugiram das suas aldeias para áreas mais seguras.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 10fev2023