Médicos belgas realizam cirurgia cardíaca gratuita para 30 crianças no Rwanda
Kigali, Rwanda (PANA) – Uma equipa de cirurgiões belgas iniciou terça-feira última uma operação de cirurgia cardíaca no quadro de uma ação humanitária a favor de 30 crianças rwandesas, de 23 de novembro a 2 de dezembro de 2019, no hospital King Fayçal situado em Kacyiru, um subúrbio da cidade de Kigali, soube a PANA terça-feira de fonte segura no local.
A equipa médica integra membros da Organização Não Governamental (ONG) “Cadeia da Esperança”, baseada na Bélgica, de acordo com um comunicado oficial.
Esta iniciativa faz parte da parceria especial entre o ministério rwandês da Saúde e a organização Rotary International, indica o documento.
Segundo algumas informações, os beneficiários do programa de cirurgia foram selecionados entre famílias residentes na zona rural, com fracos recursos, que figuravam na lista de espera do Governo rwandês.
As estimativas mostram que o custo para receber tratamentos cardíacos no estrangeiro, para pessoas residentes no Rwanda, é ainda oneroso, pois um paciente desejoso de beneficiar dum tratamento cardíaco no estrangeiro gasta mais de cinco mil dólares americanos no mínimo.
Esta intervenção humanitária realiza-se depois de um grupo de empresários e médicos israelitas se comprometerem, em outubro último, a criar um centro dedicado aos tratamentos cardíacos para ajudar a reduzir o fardo das doenças cardiovasculares no Rwanda.
O Centro de Excelência terá como especialidades, nomeadamente, a cardiologia pediátrica e outras doenças conexas, precisa o comunicado.
-0- PANA TWA/VAIO/AKA/IS/FK/DD 27nov2019