Tripoli, Líbia (PANA) - Membros do Parlamento líbio estão desde sexta-feira, na sede da União Africana (UA), em Addis Abeba, para participar numa reunião consultiva do Conselho Regional do grupo norte-africano sobre as eleições da presidência do Parlamento Pan-Africano (PAP), adiadas para maio próximo.
Os deputados líbios participam no encontro a convite da UA, segundo um comunicado da Câmara de Representantes (Parlamento) da Líbia.
Trata-se de Saleh Guelma, candidato da região da África do Norte ao cargo de vice-presidente do PAP, acompanhado pelos restantes membros do grupo norte-africano, precisou a mesma fonte.
No início de junho de 2021, uma sessão do PAP, em Midrand, na África do Sul, fracassou depois de disputas entre deputados em desacordo sobre a questão da rotação da presidência do Parlamento Pan-africano.
Criado em 2004, o Parlamento Pan-africano é uma assembleia consultiva da UA, que se reúne duas vezes por ano na sua sede, na África do Sul.
A mesa do Parlamento Pan-africano é composta de um presidente e quatro vice-presidentes, cada um em representação de uma região diferente do continente (África do Norte, Ocidental, Oriental, Central e Austral).
-0- PANA BY/IS/SOC/DIM/IZ 27fev2022