Agência Panafricana de Notícias

Conselho de Segurança da ONU convidado a apoiar processo de paz Sudão-Sudão do Sul

Cartum, Sudão (PANA) - A União Africana (UA) convidou o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) a apoiar o processo de paz em curso entre o Sudão e o Sudão do Sul, após a retirada por estes dois países das suas forças antes posicionadas nas suas fronteiras comuns.

A presidente da Comissão da UA, Nkosazana Dlamini-Zum, num comunicado chegado à PANA em Cartum esta quinta-feira, insta o Conselho de Segurança a autorizar o desdobramento dos mil e 126 elementos suplementares solicitados pela Força Interina das Nações Unidas para a Segurança de Abyei (UNIFSA), para facilitar a proteção por esta força dos supervisores do Mecanismo de Verificação Conjunta e Acompanhamento da Fronteira Comum (JBVMM).

Dlamini-Zuma congratulou-se pela organização "com êxito" de uma reunião extraordinária do Mecanismo Conjunto para as Questões Políticas e Segurança (JPSM) entre o Sudão e o Sudão do Sul, em Addis Abeba (Etiópia), de 16 a 19 de março corrente.

Esta reunião foi copresidida pelos ministros da Defesa dos dois países, general John Kong Nyuon do Sudão do Sul e general Abdel Raheem Mohammed Hussein do Sudão, e facilitada pelo ex-chefe de Estado nigeriano, Abdusalami Abubakar, membro do Grupo de Implementação de Alto Nível da União Africana para o Sudão e o Sudão do Sul (AUHIP).

Durante a reunião, segundo o comunicado, o comandante-em-chefe da UNIFSA, o general etíope Yohannes Tesfamariam, apresentou um relatório parcelar sobre a aplicação dos acordos de segurança.

Ele foi citado a declarar que as duas partes "cumpriram as suas obrigações relativamente à retirada do seu lado da fronteira e que os seus supervisores nacionais estão a ser transportados por via aérea para a sede do Mecanismo de Verificação Conjunta e Acompanhamento à Fronteira (JBVMM), em Kadugli".

Ele acrescentou que as duas partes deram garantias aos supervisores do outro Estado de que seriam capazes de operar nos seus territórios respetivos sem obstáculo, exprimindo a convição de que outros progressos seriam feitos nos próximos dias.

De acordo ainda com o comunicado, a presidente da Comissão da UA, felicitou as partes pelos esforços excecionais que envidaram para respeitar os prazos da operacionalização da Zona Fronteiriça Desmilitarizada e Protegida (SDBZ).

Dlamini- Zuma congratulou-se pelo espírito positivo e de cooperação demostrado pelas duas partes, exprimindo a sua satisfação pelos progressos tangíveis obtidos no quadro da aplicação dos acordos para operacionalizar a SDBZ.

-0- PANA MO/SEG/FJG/JSG /IBA/MAR/IZ 21mar2013