Secretário de Estado americano preocupado com violência no leste da RDC
Washington, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou as suas preocupações ao Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix Tshisekedi, no tocante à violência em curso e a terrível situação humanitária no leste congolês, soube a PANA de fonte oficial.
Durante uma conversa telefónica, Blinken disse ao seu interlocutor estar preocupado com mortos, feridos, deslocados e vulneráveis devido à violência, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado americano.
Reiterou os apelos dos Estados Unidos a fim de que o Rwanda cesse o seu apoio ao M23 (rebelião congolês no leste congolês).
Reiterou a necessidade para todos os atores estatais de cessarem a sua colaboração com as Forças Democráticas para a Libertação de Ruanda (FDLR, rebelião rwandesa) e outros grupos armados não estatais”, lê-se no mesmo documento, divulgado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
Blinken e Tshisekedi sublinharam a importância e urgência da retirada e do desarmamento dos rebeldes do M23, de acordo com um comunicado de Luanda (adotado em Angola em novembro de 2022).
Também sublinharam a necessidade para todas as partes de cumprirem com as suas obrigações ao abrigo do comunicado de Luanda, comprometendo-se a respeitar este texto e processos de Nairobi (Quénia), também de novembro de 2022.
Expressou por outro lado as suas preocupações com o discursos de ódio e divisão, defendendo o direito do povo congolês de se manifestar pacificamente para exprimir as suas preocupações e aspirações.
-0- PANA MA/BAI/JSG/MAR/DD 25maio2023