Conselho de Segurança e Paz reafirma compromisso com paz e segurança em África
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Conselho de Segurança e Paz (CSP) da União Africana (UA) reafirmou quarta-feira o seu compromisso com a promoção da paz e segurança no continente, sublinhando a necessidade de alcançar uma África livre de conflitos como previsto na Agenda 2063, soube a PANA de fonte oficial.
No final duma missão de três dias no Burundi, uma delegação do CSP da UA exortou todas as partes interessadas na região dos Grandes Lagos a priorizarem o diálogo para uma paz duradoura e redobrarem os seus esforços para aumentar a colaboração no âmbito do acordo da referida instituição.
Liderada pelo embaixador Daniel Owassa, representante permanente da República do Congo junto da UA e presidente do CSP para junho de 2022, a missão decorreu em conformidade com a decisão da referida instituição adotada na sua 1078.ª reunião de 19 de abril de 2022.
O órgão pan-africano encarregue da segurança do continente empreendeu esta missão de campo no Burundi para exprimir a sua solidariedade aos governos e povos dos países da região dos Grandes Lagos.
De acordo com uma declaração publicada no final da missão, o CSP foi "calorosamente recebido" à sua chegada ao Burundi1 por Ferdinand Bashikako, secretário permanente do Ministério burundês dos Negócios Estrangeiros e Cooperação para o Desenvolvimento.
Também fez uma visita de cortesia ao Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, que gentilmente forneceu uma visão geral da região e compartilhou a sua visão sobre as causas profundas do terrorismo em África.
Realçou igualmente a participação significativa dos jovens na construção de um futuro próspero para a região, e na promoção da paz, segurança, estabilidade e desenvolvimento socioeconómico a nível local, nacional e regional.
Durante a sua estadia, a delegação pan-africana manteve encontros com várias personalidades nacionais e internacionais, nomeadamente o ex-Presidente do Burundi, Domitien Ndayizeye (2003-2005), e o corpo diplomático acreditado em Bujumbura.
O CSP prestou homenagem ao Governo do Burundi pela contribuição das suas tropas para as operações de apoio à paz lideradas pela UA e exprimiu-lhe e ao povo burundês as suas sinceras condolências tombados ao serviço continental.
-0- PANA AR/RA/NFB/JSG/MAR/DD 23junho2022