Estados Unidos felicitam CEDEAO por esforços para solucionar crise no Níger
Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, feleicitou a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pelos seus esforços envidados na busca de uma solução para preservar a ordem constitucional no Níger, apos o golpe de Estado militar ocorrido a 26 de julho último contra o Presidente Mohamed Bazoum, soube a PANA de fonte oficial.
A posição de Blinken consta de uma declaração emitida sexta-feira pelo porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Matthew Miller, no final de um encontro com representantes dos Estados membros da CEDEAO, da Mauritânia e da Comissão da referida instituição subregional, dedicado à resolução da “complexa crise política" que assola o Níger desde então.
De acordo com o mesmo documento, “os parceiros foram unânimes na sua posição de que o Conselho Nacional para a Salvaguarda da Pátria (CNSP, junta militar), no Níger, deve libertar o Presidente Mohamed Bazoum, a sua família e todos os seus codetidos ilegalmente.
A declaração afirma que Blinken expôs-lhes medidas tomadas pelos Estados Unidos para reforçar a pressão da CEDEAO sobre a junta no poder (CNSP) para restaurar a democracia, incluindo a restrição de mais de 600.000.000 dólares destinados à segurança e ajuda ao desenvolvimento, bem como a suspensão dos contratos da Instituição para os Desafios do Milénio (MCC, sigla em inglês).
A MCC é uma iniciativa do ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, cujo objetivo é ajudar os países africanos à exportar produtos para os Estados Unidos sem pagarem taxas aduaneiras.
Em agosto último, os líderes militares da CEDEAO afirmaram que a força de reserva da sub-região estava pronta para intervir no Níger a fim de restaurar a ordem constitucional, mas acrescentaram que todas as opções, incluindo a pacífica, ainda estavam em cima da mesa.
-0- PANA MA/MTA/JSG/SOC/MAR/DD 24setembro2023