Alta patente do Exército condiciona paz no Sudão ao fim de milícias
Cartum, Sudão (PANA) - Um alto responsável militar sudanês afirma que não haverá paz no Sudão enquanto as últimas milícias não forem eliminadas da cena no país.
Trata-se dum tenente-general, Yasser Al Attah, membro da presidência coletiva, ou seja, o Conselho Soberano (junta militar que governa o país desde 2021), que teceu estas considerações num vídeo largamente difundido pelos media sociais sudaneses.
“O nosso foco está claro: vermos um Sudão onde a madrugada aconteça sem nenhuma milícia Janjaweed”, disse o tenente-general al-Attah.
Janjaweed é um termo genérico para designar milicianos de Darfur (conturbada região ocidental do Sudão), que se assumem como árabes.
Eles foram encorajados, em 2003, pelas autoridades sudanesas, nomeadamente o entāo Presidente da Repüblica, Omal El-Bashir, no quadro do conflito sangrento em Darfur, a aterrorizar populações não-árabes locais.
O tenente-general aproveitou a ocasião para advertir o Presidente queniano, William Ruto, para se afastar dos assuntos internos do Sudão e abandonar a sua ideia de enviar forças da EASAF (Forca em Alerta da África Oriental) a Cartum, a capital sudanesa.
"Que o Presidente do Quénia esqueça a EASAF e deixe estas forças lá onde estão.. Que ele envie as suas forças a partir do Quénia e que venha ao Sudão. Venha, você e o Estado que lhe apoia financeiramente. Vocês e todos estes rebeldes, deixem-nos levarem as suas forças também. Nós juramos que nenhuma destas forças sairá do Sudão”, ameaçou.
Sublinhou que, enquanto oficiais do Exército, eles não desejam dirigir o país no futuro, mas que as coisas devem ser muito claras.
“Que todas as forças políticas se entendam, e vejam como administrarem o país. Mas, permitam-me dizer-lhes uma coisa: o Sudão não é um jogo que será disputado por aqueles que tenham interesses políticos particulares, nomeadamente mercernários politicos. O Sudão é um país histórico, uma grande nação que nunca desabará”, desabafou.
-0- PANA MO/RA/NFB/JSG/FK/DD 25juiho2023