Tunísia anuncia sete novos casos de covid-19
Túnis, Tunísia (PANA) - A Tunísia registou sete novos casos de coronavírus (covid-19), depois de análises de 422 amostras, das quais 24 no quadro da observação de ex-pacientes, elevando para 84 mil 245 o número total de exames efetuados, desde o início da pandemia, anunciou segunda-feira o Ministério tunisino da Saúde.
Com estas novas infeções, o número total de casos sobe para mil 381, dois quais 99 curas, 50 mortes e 232 pacientes ainda em tratamento.
O número de casos importados desde a abertura das fronteiras, de 27 de junho a 18 de julho, estimou-se em 198 casos confirmados contra sete locais, refere o Ministério da Saúde no seu boletim sobre a situação epidemiológica.
A responsável do Comité Científico de Combate ao Coronavírus, Jelila Khalil afirmou que este aumento de casos importados prova a propagação contínua do vírus mortal em várias regiões do Mundo, insistindo na necessidade de os Tunisinos demonstrar prudência e respeito pelas medidas de proteção sanitária.
Anunciou que o Comité Científico vai reunir-se esta terça-feira para avaliar a situação epidemiológica no contexto do aumento de casos importados, a fim de adotar novas medidas, destacando a possibilidade de recuar em certas decisões para melhor controlar a propagação do vírus.
Por seu turno, a diretora do Observatório de Doenças Novas e Emergentes, Incef Ben Alia, insistiu também na necessidade de os Tunisinos continuarem a manter vigilância e respeitar as medidas do protocolo sanitário para limitar a propagação do vírus, afirmando que "a ameaça continua sempre presente".
-0- PANA YY/IN/BEH/MAR/IZ 20julho2020