Receitas de gala de prémios de musica em Cabo Verde reverte para Moçambique
Praia, Cabo Verde (PANA) - Receitas de bilheteira da gala de atribuição dos prémios da musica no arquipélago cabo-verdiano, prevista para 04 de maio próximo, na cidade da Praia, reverterão para vitimas do ciclone Idai em Moçambique, anunciou quinta-feira Cabo Verde Music Awards (CVMA).
"Este ano, a organização CVMA decidiu que as receitas da bilheteira serão destinadas ao povo da Beira, em Moçambique, que, após a passagem do ciclone Idai em meados de março último, viu a sua região devastada e, agora, carecer dos mais essenciais bens, desde a comida, roupa, habitação, escolas e cuidados de saúde básicos", lê-se numa nota de imprensa da organização do certame.
A CVMA atribue, anualmente, o prémio Responsabilidade Social, em que parte do valor arrecadado com a bilheteira da gala é dedicada a causas e a instituições do país.
Este ano, os montantes dos prémios da música juntam-se assim aos já atribuídos pelo Estado e pelo Governo, bem como pelas diversas instituições e personalidades cabo-verdianas que vêm solidarizando-se com os Moçambicanos vitimas desta tragédia natural.
Ainda esta semana, seguiu para Moçambique uma equipa medica cabo-verdiana, coordenada pelo cardiologista Fernando Tavares, capitão das Forças Armadas, e integrada ainda por três clínicos e uma psicóloga.
A equipa, apoiada para questões de administração e logísticas por um diretor do Serviço Nacional da Proteção Civil e Bombeiros, vai colaborar com as autoridades locais na prestação de cuidados médicos a pessoas afetadas pelo ciclone Idai, que atingiu a região centro de Moçambique, bem como o Malawi e o Zimbabwe, a 14 de março último.
Só, em Moçambique, o ciclone fez pelo menos 603 mortos e afetou mais de 1,5 milhões de pessoas, segundo as autoridades moçambicanas.
Muitas infraestruturas, incluindo escolas e unidades de cuidados de saúde, foram destruídas, refere-se.
-0- PANA CS/DD 19abril2019