Primeira volta de presidenciais marcada para 6 de maio no Tchad
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A primeira volta das eleições presidenciais no Tchad acontecerá a 6 de maio próximo ao passo que a segunda volta a 22 do mês seguinte, anunciou terça-feira a Agência Nacional de Gestão Eleitoral (ANGE).
Ahmed Bartchiret, presidente da ANGE, indicou, em conferência de imprensa, que a apresentação das candidaturas presidenciais está marcada para 6 a 15 de março de 2024 e que a publicação das listas de candidatos selecionados pelo Conselho Constitucional, a 24 do mesmo mês.
Quanto à campanha eleitoral para a primeira volta, decorrerá de 14 de abril a 4 de maio, devendo a proclamação dos resultados finais da segunda volta, pelo Conselho Constitucional, ocorrer a 20 de julho de 2024, anunciou o presidente da ANGE.
Lembrou que, foi após a morte brutal e trágica do Presidente Idriss Déby Itno, a 20 de abril de 2021, que o Tchad entrou num período de transição.
A ANGE convida, portanto, os atores políticos a prepararem-se para este pleito no respeito pela Constituição e pelo Código Eleitoral.
Compromete-se a tomar “todas as medidas necessárias para a aquisição de material eleitoral", assegurar a formação dos agentes eleitorais neste processo e a instalação do equipamento eleitoral.
“O ANGEL não poupará esforços para enfrentar os desafios e garantir a sinceridade dos votos emitidos pelos eleitores, durante todas as eleições pelas quais é responsável”, assegurou o seu presidente,
Lançou um apelo aos parceiros técnicos e financeiros para que apoiem mesmo a implementação do processo eleitoral no Tchad.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 28fev2024