Presidente senegalês cessante passa testemunho ao seu sucessor recém-eleito
Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, recebeu o seu sucessor recém-eleito, Bassirou Diomaye Faye, com quem abordou questões ligadas à passagem de testemunho, informou a Agência Senegalesa de Notícias (APS, sigla em francês).
Segundo a APS, que cita um comunicado da Presidência Senegalesa, Ousmane Sonko, líder do grupo dissolvido de Patriotas Africanos do Senegal pela Ética e Fraternidade (PASTEF), do qual Bassirou Diomaye Faye é membro, participou neste encontro.
o novo Presidente senegalês eleito, de 44 anos de idade, foi declarado vencedor das eleições presidenciais de domingo último com 54,28 por cento, na primeira volta, de acordo com resultados oficiais provisórios anunciados quarta-feira última pela Comissão Nacional Eleitoral.
O seu adversário derotado, Amadou Ba (primeiro-ministro cessante) ficou em segundo lugar com 35,79 por cento dos votos, indicou a Comissão Nacional para o Censo de Votos no Tribunal de Recurso de Dakar.
O terceiro dos 19 candidatos, Aliou Mamadou Dia, do Partido Unidade e Reunião (PUR), obteve 2,80 por cento dos votos.
A taxa de participação foi de 61,30 por cento.
Os resultados oficiais e definitivos eram esperados esta sexta-feira pelo Conselho Constitucional, que pediu aos candidatos que participaram nas eleições e que pretendam contestar os resultados proclamados pela Comissão Nacional do Censo Votivo,que interponham recurso no seu secretariado até às 24 horas de quinta-feira, 28 de março corrente.
Faye continua a receber mensagens de felicitações de líderes de todo o mundo, dos quais o Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, o últimos a felicitá-lo.
Ramaphosa disse que os resultados das eleições “testemunham o espírito de resiliência do povo senegalês que preferiu o caminho democrático da mudança de Governo, através do voto”, felicitando os demais candidatos pela maturidade na aceitação dos resultados eleitorais.
-0- PANA MA/MTA/JSG/MAR/DD 29março2024