Oposição exige apaziguamento do clima sócio-político face a ataques no Benin
Cotonou, Benin (PANA) - Um partido da oposição do Benin Les Démocrates apelou ao governo para apaziguar o clima sociopolítico face aos atentados terroristas no norte do país, num comunicado divulgado em Cotonou.
"... Os democratas saúdam honestamente as medidas anunciadas pelo Governo e convidam-no a tomar mais de frente a luta contra os verdadeiros terroristas, trabalhando não apenas para reforçar as capacidades da nossa defesa e segurança nacional, mas também para melhorar a inclusão das comunidades de base nas políticas de desenvolvimento, mas sobretudo para apaziguar o clima sócio-político", refere um comunicado do partido, cuja cópia a PANA obteve.
Quanto às populações, o partido convida-as a serem cautelosas, calmas, e colaborarem com as forças de segurança.
O Les Democrates inclina-se em memória dos que morreram, exprime a sua solidariedade aos feridos e a sua compaixão às famílias de todas as vítimas”, indica o comunicado.
O partido manifesta a sua solidariedade às forças de defesa e segurança e a sua profunda preocupação com o ressurgimento dos atos de insegurança, cujo modus operandi lembra o de grupos terroristas armados ativos no Sahel.
Perante a evolução do contexto de segurança nacional e sub-regional, o Les Démocrates recorda ao Governo que a intensificação da pobreza e o sentimento de exclusão das políticas públicas de desenvolvimento de certas comunidades de base, bem como a falta de coesão a nível nacional são, entre outros, fatores que estes grupos armados terroristas exploram para se instalarem permanentemente nestes países.
-0- PANA IT/IS/MAR/DD 13fevereiro2022