Novo PM presta juramento na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O novo primeiro-ministro da Guiné, Bernard Goumou, prestou juramento, com a mão direita sobre a bíblia, e a esquerda levantada, terça-feira, no Palácio Mohammed V, perante o Presidente da Transição, o coronel Mamadi Doumbouya.
Numa ampla reportagem transmitida na Televisão Nacional, Gomou prometeu liderar a transição de acordo com a visão do Comité Nacional de Reuniões para o Desenvolvimento (CNRD, junta no poder) e do seu Presidente, sem qualquer influência estrangeira, étnica e regionalista face a situações delicadas.
Anteriormente ministro do Comércio do Governo formado no rescaldo da tomada de posse do CNRD a 5 de setembro último, o novo chefe de Governo foi nomeado sábado último para substituir Mohamed Beavogui, ausente do país, desde 18 de julho último, por razões de saúde.
"Conformar-me-ei escrupulosamente com as disposições da Carta da Transição, o princípio de honra, probidade e dignidade sem prejuízo ao equilíbrio social, político e cultural da nação guineense. Agirei com responsablidade no espírito, conforme o Presidente da República, em todos os lugares e em todas as circunstâncias", prometeu o novo chefe do Governo guineense, de 42 anos de iodade, que dirige uma equipa de cerca de 20 ministros.
Desde a tomada do poder, todos os ministros, chefes de serviços, entre outros, nomeados pelo coronel Doumbouya, prestam juramento, jurando sobre o Corão ou a Bíblia, de acordo com as suas confissões religiosas, antes de serem empossados.
-0- PANA AC/JSG/DIM/DD 24agosto2022