Nairobi, Quênia (PANA) - Uma mulher foi nomeada domingo Inspetora Geral de Polícia no Quénia, soube a PANA de fonte oficial em Nairobi.
Trata-se de Hillary Mutyambai cujo mandato vigora imediatamente após a nomeação por um período de quatro anos, segundo a opinião especial do chefe do Estado queniano, Uhuru Kenyata, publicada no diário da República.
Mutyambai presta juramento esta segunda-feira no Supremo Tribunal.
A Comissão mista da Assembleia Nacional e do Senado sobre a segurança recomendou ao Parlamento para aprovar a nomeação de Hillary Nzioki Mutyambai como inspetora-geral da Polícia Nacional.
O comité, co-presidido pelo senador do partido Garissa, Yusuf Haji, e pelo deputado do partido Kiambaa, Paul Koinange, fez esta recomendação, terça-feira última, depois de estabelecer que Mutyambai tem experiência e qualificações necessárias para ocupar cargo.
A lei exige da Assembleia Nacional que aprove ou rejeite candidatos ao cargo de Inspetor-geral de Polícia Nacional num prazo de 21 dias depois da data em que o Presidente da República anunciou a sua nomeação.
Primeira mulher a desempehar estas funções no Quénia, Mutyambai sucede a Joseph Boinnet, reformado em março último.
-0- PANA DJ/RA/MTA/TBM/DIM/DD 07abril2019