Bamako, Mali (PANA) - Um cidadão maliano, Djarkaridia Togola, andou de bicicleta, durante sete dias, de Niono (centro) para Bamako, aonde chegou sábado último, a fim de "agradecer ao Presidente da Transição no Mali, o coronel Assimi Goita, pelos seus esforços na boa condução dos assuntos do país, soube a PANA junto da Presidência Maliana.
Padeiro de Niono, a 360 quilómetros de Bamako, o ciclista aonde chegou sábado último, tendo sido recebido três dias depois no Palácio Presidencial de Koulouba, nas alturas de Bamako.
"Por amor ao meu país e para agradecer ao presidente da Transição pelos seus esforços, fiz esta aventura", disse ele à imprensa, depois de ter entregue a bandeira nacional ao coronel Goita.
Acrescentou ter deixado Niono e chegado em paz a Bamako.
"Precisávamos da segurança, e, graças aos esforços das autoridades de Transição, a segurança está a melhorar", regozijou-se.
Segundo a mesma fonte, Djakaridia Togola transmitiu igualmente ao Presidente da Transição, os agradecimentos do povo de Niono, Segou, Fana e Kassela, localidades por onde passou antes de chegar à capital maliana.
Várias localidades na zona agrícola de Niono, ocupadas por terroristas, foram recentemente libertadas pelo Exército maliano, permitindo às populações irem para campos agrícola para as culturas fora de tempo e para se dedicarem às suas ocupações.
Na última campanha agrícola, muitos não cultivaram a terra por causa da insegurança, e aqueles que puderam plantar viram as suas colheitas queimadas por jihadistas, lamenta-se.
-0- PANA GT/IS/SOC/DIM/DD 10março2022