Túnis, Tunísia (PANA) - O cinema tunisino estará representado na competição oficial da 19ª edição do Festival do Filme Mediterrâneo de Bruxelas, prevista para 29 de novembro a 7 de dezembro deste ano, com os filmes "Bik Niich" de Mehdi Barsaoui, "Noura rêve" de Hend Boudjemaa e "Arika fi Tounes" de Manal Obeidi.
O filme "Bik Niich" (96 minutos) faz parte da competição reservada às longas metragens, que inclui oito obras cinematográficas mediterrâneas. Conta a história de uma tragédia familiar ocorrida pouco antes de janeiro de 2011, num período marcado por uma situação política e social muito sensível devido à corrupção no país.
O "Noura rêve" vai participar na competição "Panorama", juntamente com outros 14 filmes. Por sua vez, "Arika fi Tounes" será apresentado no encerramento do festival.
O "Arika fi Tounes" é uma comédia que destaca a realidade da sociedade tunisina, após a revolução através de personalidades influentes.
Um total de 60 obras cinematográficas dos países mediterrânicos serão exibidas durante o festival, que este ano celebra o seu 30º aniversário.
A maioria dos filmes presentes fala sobre liberdades, incluindo liberdade de expressão e amor. Outros abordam as dificuldades das mulheres solteiras em obter os seus direitos e os dos seus filhos, como o filme marroquino "Adam" de Maryam Touzani.
-0- PANA YY/IN/BEH/CJB/IZ 18nov2019