Cabo Verde vence Angola (24-23) e qualifica-se para Mundial de Andebol
Praia, Cabo Verde (PANA) - A seleção de andebol sénior masculino de Cabo Verde venceu Angola, sexta-feira, por 24-23, em jogo dos quartos-de-final do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2022 em curso na cidade do Cairo, no Egito, qualificando-se, automaticamente, para Mundial de 2023, soube a PANA de fonte desportiva.
Ao mesmo tempo, Cabo Verde garante presença nas meias-finais da prova máxima da modalidade em África, de acordo fom a mesma fonte.
Com esta vitória sobre a sua similar de Angola e a consequente passagem às meias-finais do CAN 2022, Cabo Verde passa a estar entre as quatro melhores seleções africanas, superando assim a quinta posição alcançada na edição anterior disputada na Tunísia, em janeiro de 2020, conquistada pela seleção do Egito.
Deste modo, a seleção cabo-verdiana, que vai defrontar este sábado Marrocos nas meias-finais da prova, vai estar presente no Mundial da modalidade a ser disputado na Polónia, de 12 a 29 de janeiro de 2023, uma vez que, independentemente do resultado do jogo contra Marrocos, já garantiu o quarto lugar no CAN, prova em que os cinco melhores classificados representam o continente africano nesta competição mundial.
Antes desta vitória sobre Angola (24-23) nas meias-finais, a equipa nacional, para chegar aos quartos-de-final, alcançou a segunda posição do grupo C, graças a uma vitória sobre a Nigéria que ficou fora da competição já que também perdeu com a Tunísia, primeira do grupo com duas vitórias.
A seleção do Quénia, que também fazia parte do grupo C, desistiu da competição.
O CAN 2022 de andebol decorre até ao dia 18 na capital do Egito (Cairo), com a participação de 14 seleções africanas, devendo as cinco primeiras classificadas apurar-se ao Mundial de 2023 da modalidade.
Inicialmente agendado para janeiro de 2021, em Marrocos, o CAN de andebol foi adiado devido a uma alegada irregularidade noatada no sorteio realizado em dezembro de 2021.
-0- PANA CS/DD 16julho2022