Praia, Cabo Verde (PANA) – A seleção sénior masculina de andebol de Cabo Verde perdeu, quarta-feira, por 24-30, com a sua congénere da Tunísia, no seu segundo jogo na 25.ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) 2022, em curso no Egito, apurou a PANA de fonte segura.
Apesar desta derrota, Cabo Verde termina na segunda posição do grupo C com dois pontos, atrás da Tunísia (10 vezes vencedora do CAN da modalidade) com quatro pontos, o que permitiu o seu apuramento para os quartos-de-final da competição.
A Nigéria, que perdeu com Cabo Verde (29-35), ficou na terceira posição sem qualquer ponto, ao passo que a seleção do Quénia, que fazia parte desta grupo, desistiu da competição.
Nos quartos-de-final, Cabo Verde vai defrontar Angola, primeiro classificado do grupo D.
O CAN 2022 disputa-se até ao dia 18 de julho no Egito, com a participação de 14 seleções africanas.
A seleção do Egito vai defender o seu título conquistado em 2020, na Tunísia, onde Cabo Verde se classificou na quinta posição.
Os cinco primeiros classificados apuram-se para o Mundial de 2023 a ocorrer na Polónia, de 12 a 29 de janeiro.
Inicialmente agendado para janeiro de 2022, em Marrocos, o CAN foi adiado pela Confederação Africana de Andebol, devido a uma alegada irregularidade notada no sorteio realizado em dezembro de 2021.
-0- PANA CS/DD 14julho2022