Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso muda de divisa

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A divisa no Burkina Faso mudou,  passando de “Unidade-Progresso-Justiça” para “A Pátria ou a Morte, Venceremos”, soube a PANA de fonte oficial.

A mudança deste lema foi aprovada terça-feira última pela Assembleia Legislativa de Transição do Burkina Faso (Parlamento de Transição), em sessão plenária presenciada por 71 deputados dos 71 que conta esta instituição, que o validaram por unanimidade.

“A Pátria ou a Morte, Venceremos” foi utilizado sob a liderança do capitão Thomas Sankara (1983-1987) antes de vir a ser substituído em 1997 pelo "Unidade-Progresso-Justiça" sob o regime de Blaise Compaoré, derrubado a 30 de outubro de 2014, por uma revolução de rua, depois de 27 anos de poder ditatorial.

Segundo as autoridades burkinabes, apesar de a divisa ter sido mudada em 1997, nota-se que “A Pátria ou a Morte, Venceremos” permanece na consciência popular e que, quando se trata de afirmar o sentimento patriótico e a aceitação do sacrifício do supremo pela nação, isto continua a ser todo um símbolo. 

“O uso no dia a dia desta divisa, quer em discursos oficiais quer na vida quotidiano, é bem patente”, acrescentou a fonte, frisando que a mudança permite, entre outras coisas, reforçar o sentimento patriótico e conformar as disposições da Constituição ao uso e à vontade popular.

Por outro lado, os deputados procederam à revisão do artigo 147.º da Constituição relativo à possibilidade de o Burkina Faso aprovar acordos de entrada numa confederação, ou seja, uma federação ou união de Estados africanos por via legislativa.

Nessa ocasião, foi igualmente modificado o artigo 36.º da Constituição que autoriza o Presidente do Burkina Faso, no exercício das suas funções, missões e prerrogativas, à recorrer a uma administração como meio indispensável. 

-0- PANA TNDD/JSG/DD 30out2024