Túnis, Tunísia (PANA) - O presidente da Associação “el-Ghriba”, organizadora da peregrinação anual judia da ilha tunisina de Djerba, Perez Trabelsi, anunciou terça-feira a anulação desta peregrinação para este ano, prevista em princípio para 6 a 13 de maio próximo.
Esta anulação segue-se à propagação da pandemia de coronavírus na Tunísia e no resto do mundo, nomeadamente em França, onde é originária a maioria dos visitantes à sinagoga de El Ghriba.
É a segunda anulação na história da peregrinação anual da comunidade judia para a sinagoga de El-Ghriba, depois de a de 2011, ano da insurreição popular, vulgo “primavera árabe”, revela-se.
A sinagoga de El-Ghriba e locais de culto para a comunidade judia da ilha de Djerba, como mesquitas no país, estão encerrados desde março último, no quadro das medidas tomadas pelas autoridades para conter a propagação do vírus mortal.
A sinagoga de el-Ghriba, criada há mais de dois mil e 500 anos, encruzilhada de milhares de judeus vindos de todos os países do globo, é o mais antigo local de culto judeu em África e um dos mais antigos no mundo.
-0- PANA YY/IN/TBM/MAR/DD 21abril2020