Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A abertura das fronteiras aéreas a 1 de agosto próximo é uma fase-piloto para as outras fronteiras, declarou terça-feira o ministro burkinabe da Comunicação, Remis Dandjinou.
"O Governo está bem consciente de que a abertura planeada das fronteiras aéreas dá origem à esperança e a preocupações. Face a esta realidade, o Governo optou por uma abordagem gradual no processo de reabertura das fronteiras", acrescentou Dandjinou numa conferência de imprensa.
Salientou que a primeira etapa concerne às vias de entradas aeroportuárias.
"Será uma espécie de fase piloto, que nos permitirá tirar todas as lições necessárias, tendo em vista a reabertura das outras fronteiras", afirmou.
Garantiu que aviões serão bem tratados.
Por sua vez, o ministro dos Transportes, Vincent Dabilgou, informou que, após cada voo, proceder-se-á a uma desinfeção sistemática da aeronave.
Do seu lado, a ministra da Saúde, Claudine Lougué/Sorgho, explicou que, doravante, para poderem viajar, todos os passageiros devem fazer o teste PCR e que este teste deve ser negativo.
"À chegada, os passageiros devem submeter-se a procedimentos sanitários obrigatórios, como a medição da sua temperatura e o preenchimendo de processos que lhes são dados", disse Claudine Lougué.
-0- PANA TNDD/TBM/DIM/DD 29julho2020