Agência Panafricana de Notícias

África do Norte e Médio Oriente examinam problemática da falta de água

Nairobi, Quénia (PANA) – Os ministros da Agricultura e outros dignitários dos países da África do Norte e do Médio Oriente decidiram realizar uma conferência regional consagrada à problemática da raridade da água nas duas regiões.

Os participantes nesta 32ª conferência regional da África do Norte e do Médio Oriente que se realizará, de 24 a 28 de fevereiro corrente, refletirão sobre as alternativas a adotar para encontrar uma solução para a questão da baixa dos recursos de água doce e da escassez do líquido precioso.

Este encontro foi sugerido pala Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) com vista a ajudar estes países a identificar as estratégias, as políticas e as iniciativas capazes de promover soluções duradouras para a rareza da água e os problemas ligados à segurança alimentar.

Num comunicado divulgado quinta-feira em Roma, na Itália, a FAO considera que a escassez da água é um dos problemas de segurança alimentar mais agudos a que devem fazer face com urgência os países da África do Norte e do Médio Oriente.

Segundo a nota, os recursos de água doce disponíveis per capita para a África do Norte e o Médio Oriente diminuíram dois terços nos últimos 40 anos.

-0- PANA DJ/VAO/BAD/AAS/SOC/FK/IZ 20fev2014