Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) - O Parlamento Pan-Africano (PAP) recebeu um pedido oficial das famílias de dois engenheiros sul-africanos detidos na Guiné Equatorial desde 9 de fevereiro de 2023, para intervir a fim de os libertar de imediato, soube a PANA de fonte oficial.
Trtata-se de Frik Potgieter e Peter Huxham que trabalhavam para uma empresa internacional de petróleo e gás quando foram presos sob acusações relacionadas com drogas.
As famílias dos prisioneiros afirmam que o Parlamento Pan-Africano tem o mandato de promover os direitos humanos e o Estado de direito em todos os órgãos da União Africana.
A esposa de Potgieter, Sonja, e a noiva de Huxham, Kathy McConnachie, levaram o seu pedido comum à vice-presidente do PAP, Lúcia Maria Mendes.
A detenção dos dois engenheiros ocorreu poucos dias depois de a África do Sul ter apreendido um iate de luxo pertencente ao Vice-Presidente da Guiné Equatorial, Teodore Nguema Obiang Mangue.
Anteriormente, a África do Sul também confiscou duas propriedades de luxo na cidade do Cabo, pertencentes à mesma personalidade.
O iate já foi devolvido, ao passo que as duas propriedades continuam apreendidas na África do Sul.
-0- PANA CU/MA/MTA/JSG/DD 25junho2024