Tunísia desmente ser sancionada pela União Africana
Túnis, Tunísia (PANA) - O ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros desmentiu uma informação relatada pela imprensa e segundo a qual a União Africana (UA) terá infligido uma sanção à Tunísia por falta de pagamento da sua contribuição para o orçamento da organização pan-africana.
Num comunicado publicado quinta-feira, o governante admitiu que as contribuições em atraso, devidas pelo Estado tunisino, para o orçamento da UA, elevam-se a 18 milhões de dinares (seis milhões 560 mil dólares americanos).
Porém, lê-se na nota, uma soma de três milhões de dinares (um milhão 90 mil dólares americanos) já foi transferida.
Fundos suplementares urgentes foram pedidos aos serviços competentes do Ministério da Economia e Finanças para saldar este débito antes do fim do ano de 2020, segundo a mesma fonte.
A Tunísia foi e continua a ser um dos raros países que nunca atrasaram para pagar as suas contribuições em organizações internacionais e regionais, apesar das condições económicas difíceis que ela atravessa nestas circunstâncias excecionais, acrescenta o comunicado.
A mesma fonte nega por outro lado que a Tunísia tenha sido proibida de tomar a palavra por seis meses pela organização continental, da qual ela é um membro fundador.
Subinhou que qualquer medida preventiva aplicada pelos serviços financeiros e administrativos da UA aos Estados-membros representa “um procedimento de contabilidade de rotina que não afeta a participação nesta organização”.
Numerosos países foram objeto de tais medidas para este período devido à reestruturação das prioridades da maioria dos países do mundo devido a repercussões negativas da pandemia do coronavírus sobre as suas economias, refere-se.
Este desmentido segue-se a uma intervenção, quarta-feira última, do ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Othman Jerandi, diante da Comissão dos Direitos, Liberdades e Relações Externas do Parlamento, por ocasião duma discussão sobre um projeto de orçamento do seu pelouro para 2021.
-0- PANA BB/TBM/FK/DD 19nov2020