Lomé, Togo (PANA) - A Universidade de Lomé lançou esta semana um fundo competitivo no valor de 100 milhões de francos CFA (172 mil 61 dólares americanos) para financiar as pesquisas científicas e de inovações tecnológicas, soube a PANA sábado, de fontes oficiais, na capital togolesa.
Este fundo destinado ao ano em curso, tem por objetivo, indica-se, “estimular cada vez mais as pesquisas e as inovações a níveis dos atores universitários, a favor das comunidades locais, nacionais e internacionais”.
São elegíveis a este fundo as pesquisas relativas aos domínios agrícola e ambiental, às ciências fundamentais, humanas e sociais, às ciências aplicadas e tecnológicas, à saúde, à informação e à comunicação, bem como às ciências jurídicas, económicas e de gestão.
De acordo com fontes seguras, os grandes projetos beneficiarão de 10 biliões de francos CFA, enquanto os pequenos projetos serão dotados de dois milhões 500 mil francos CFA.
A Universidade de Lomé, a maior instituição de formação dos quadros do país, está confrontada com o défice de meios financeiros para impulsar as pesquisas com vista a apoiar o desenvolvimento.
-0- PANA FAA/IS/SOC/FK/IZ 08março2020