Túnis, Tunísia (PANA) - O ministro tunisino da Defesa, Brahim Bartagi, afirmou quinta-feira de manhã que a situação de segurança na Tunísia “se caracteriza por uma certa tranquilidade”, apesar de continuar o Estado de emergência até 29 de novembro corrente.
Bartagi, que falava durante uma sessão plenária do Parlamento, acrescentou que a segurança tunisina eliminou quatro supostos líderes terroristas durante operações conjuntas.
Também ficaram feridos outros elementos, disse o governante, que anunciou ainda o confisco de várias quantidades de armas e munições, bem como de equipamentos elétricos, sem precisar a data destas operações.
Uma célula, que fornecia a elementos entrincheirados nas cadeias montanhosas, no centro-oeste do país, produtos para o fabrico de explosivos contra dinheiro, foi igualmente desmantelada em novembro corrente, afirmou.
Insistiu na necessidade de permanecer muito vigilante para reforçar a estabilidade obtida, nomeadamente com ameaças terroristas contínuas por parte dos países vizinhos.
Desde o início do ano de 2020, unidades da segurança tunisina, apoiadas pelo Exército, detiveram mil e 20 pessoas, maioritariamente suspeitas de pertencer a organizações terroristas.
Também 33 células terroristas foram desmanteladas, anunciou segunda-feira última o ministro tunisino do Interior, Taoufik Charefeddine, diante da Comissão “Segurança e Defesa” do Parlamento, lembra-se.
-0- PANA YY/IN/TBM/FK/DD 19nov2020