Ministro italiano da Defesa saúda acordo de cooperação técnica com Itália
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro italiano da Defesa, Lorenzo Guerini, reafirmou a contribuição benéfica do acordo técnico militar assinado entre os Ministérios da Defesa líbio e italiano, congratulando-se com o seu sucesso.
Esta posição foi expressa por Guerini, durante uma reunião, na sede do Ministério da Defesa italiano, com o Vice-Presidente do Conselho Presidencial Líbio, Ahmed Omar Maitig, segunda-feira à noite, na capital italiana, Roma, indicou um comunicado publicado na página do Conselho de Ministros líbio.
A mesma fonte afirmou que o acordo militar e os mecanismos para implementar as suas disposições foram discutidos durante a reunião.
O vice-presidente do Conselho Presidencial na Líbia, Ahmed Maitig, tinha chegado mais cedo na segunda-feira à capital italiana e espera-se que se reúna com vários funcionários italianos.
No seu encontro com o ministro italiano da Defesa, Maitig saudou as relações líbio-italianas e o apoio prestado pela parte italiana no campo militar, revelando a formação de um comité técnico conjunto para estabelecer uma geminação com a parte italiana no campo da medicina militar, e para beneficiar da sua experiência neste campo.
Durante a guerra contra a organização terrorista, o Estado Islâmico (Daesh), na Líbia em 2016, a Itália tinha desdobrado um hospital militar de campanha para curar forças militares sob a tutela do Governo líbio de Unidade Nacional, que expulsou Daesh da cidade de Sirtes (centro).
A Itália tinha igualmente contribuído para a renovação de alguns navios da Marinha líbia e estava a cooperar na luta contra a emigração ilegal.
-0- PANA BY/JSG/DIM/DD 12janeiro2021