Addis Abeba, Etiópia (PANA) – A União Africana (UA) suspendeu a Guiné Conakry de todas as suas atividades e instâncias de tomada de decisão, devido ao golpe de Estado militar que derrubou domingo último o Presidente Alpha Condé e o seu Governo.
Um tweet do Conselho de Segurança e Paz (CSP) da UA indica que esta decisão está conforme os instrumentos pertinentes da organização pan-africana.
A UA pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas para apoiar o comunicado final da CEDEAO apoiado pelo CSP da organização continental.
O tweet pediu ao presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, para se avistar com partes envolvidas neste assunto na região.
Os líderes da CEDEAO, durante uma cimeira extraordinária virutal realizada quarta-feira última, suspenderam a Guiné Conakry de todas as suas instâncias de decisão, na sequência da tomada do poder através de um golpe de Estado militar, ocorrido domingo último neste país.
Eles afirmaram que esta suspensão permanecerá em vigor até à nova ordem.
Os chefes de Estado da sub-região também unânimes em enviar imediatamente uma delegaçāo de alto nível à Guiné-Conakry para se encontrar com os líderes militares do Comité Nacional para a Mobilização e Desenvolvimento (CNRD).
Num comunicado, a CEDEAO exigiu a libertação imediata e incondicional de Alpha Condé e a preservação da sua integridade física.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 11set2021