Kigali, Rwanda (PANA) - O Presidente rwandês, Paul Kagame, inaugurou segunda-feira a primeira unidade local que produzirá smartphones para os mercados local e internacional, até o final do ano, soube-se de fontes oficiais no local.
Estes smartphones serão fabricados pela Mara Phones, uma subsidiária do Grupo Mara, detido pelo empresário Ashish J. Thakkar, indicam as mesmas fontes.
A unidade, construída na Zona Económica Especial de Kigali, em Masoro, arredores da capital rwandesa, terá capacidade para produzir mais de dois milhões de smartphones por ano.
De acordo com estas fontes, serão fabricados dois modelos de telefones (Mara X e Mara Z), que serão vendidos acerca de 120 e 170 dólares americanos, respetivamente, com uma bateria de longa duração, grande capacidade de armazenamento e uma atualização da versão Android graças a uma parceria com a Google.
A Mara Phones também está a trabalhar em parceria com bancos e empresas de telecomunicações, no Rwanda, para criar um modelo financeiro que permitirá aos usuários pagar por seus telefones a crédito durante um período de dois anos.
O Grupo Mara planeja lançar uma segunda unidade de fabrico de smartphones, na África do Sul, no final deste mês.
De acordo com as previsões, a Mara Phones, uma subsidiária da Mara Company, criará cerca de 20 mil empregos.
-0- PANA TWA/RA/NFB/TBM/CJB/IZ 09out2019