Lomé, Togo (PANA) - O secretário-geral da Presidência da República togolesa, Patrick Daté Têvi Bénissan, faleceu aos 59 anos de idade, em França, na sequência de uma doença, soube a PANA esta quarta-feira, em Lomé.
Regressado ao país após vários anos passados no estrangeiro, ele foi nomeado, em 2012, para a direção do Secretariado da Presidência pela sua “competência”, sobretudo em matéria de gestão dos dossiês relativos aos investimentos estrangeiros.
Homem do mundo da finança e bancos, além das funções de secretário-geral da Presidência, ele foi também o coordenador dos Trabalhos do Conselho Presidencial para o Investimento no Togo.
É licenciado em Engenharia Civil pela Escola Nacional Superior das Minas de Paris e titular de um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade de Northwestern, em Evanston (Chicago, Estados Unidos).
No plano profissional, ele trabalhou na empresa Schlumberger Oil Fields, no Mc Donnell Douglas Information Systems, no Banco Internacional de Luxemburgo, bem como nas instituições financeiras do Bankers Trust, Deutsche Bank e Royal Bank of Scotland, etc.
O seu pai, Tété Têvi-Benissan, foi ministro da Economia e Finanças sob o regime de Eyadema Gnassingbé, de 1978 a 1984, antes de deixar o posto devido a divergências sobre a governação económica do país.
-0- PANA FAA/TBM/FK/IZ 2set2020