Bamako, Mali (PANA) – O Governo maliano está pronto para ratificar o tratado que cria a Agência Africana do Medicamento (AAM), adotado pela 32ª sessão ordinária da conferência dos chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), realizada a 11 de fevereiro de 2019, em Addis Abeba (Etiópia), soube a PANA de fonte oficial.
A AAM visa reforçar as iniciativas para harmonizar e regulamentar os produtos médicos, melhorar o controlo das boas práticas de fabrico e coordenar a recolha, a gestão, o armazenamento e a troca de informações sobre a qualidade e a segurança dos produtos médicos.
Também visa promover a cooperação e a parceria entre as estruturas regionais e as autoridades nacionais de regulamentação dos produtos farmacêuticos, através da recolha de amostras em todos os Estados-membros e velar pela aplicação da lei modelo da UA sobre a regulamentação dos produtos médicos, nos Estados-membros.
Segundo o Governo maliano, a ratificação do presente tratado permitirá ao Mali beneficiar da perícia da Agência Africana do Medicamento e melhorar o acesso das populações a produtos farmacêuticos de qualidade.
-0- PANA GT/IS/SOC/FK/IZ 21nov2019