Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) - Cinco novos países iniciaram oficialmente terça-feira os seus mandatos de dois anos no seio do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se da Argélia, da Guiana, da República da Coreia do Sul, da Serra Leoa e da Eslovénia.
Eles foram eleitos em junho de 2023, em substituição da Albânia, do Brasil, do Gabão, do Gana e dos Emirados Árabes Unidos, cujos mandatos terminaram a 31 de dezembro último, segundo um comunicado da ONU.
Cinco membros permanentes sentam-se à volta da icónica mesa em forma de ferradura em Nova Iorque (Estados Unidos), designadamente China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.
Os dez membros não permanentes, selecionados para garantir o equilíbrio regional são eleitos pela Assembleia Geral, composta por 193 Estados membros da ONU.
França ocupa a presidência rotativa do CS da ONU durante este mês de janeiro.
Espera-se que a crise israelo-palestiniana e a guerra em Gaza (Palestina) continuem a ser o foco das preocupações dos embaixadores.
O debate aberto trimestral sobre a situação no Médio Oriente deverá ser elevado ao nível ministerial, devendo o ministro francês dos Negócios Estrangeiros presidir à reunião a 23 de janeiro corrente.
-0- PANA MA/NFB/JSG/MAR/DD 03janeiro2023