Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, saudou a decisão da Câmara do Povo do Parlamento Federal da Somália de honrar o acordo de 17 de setembro de 2020 como base das próximas eleições no país.
De acordo com o canal mediático da União Afriçana (UA), esta decisão segue-se ao pedido do Presidente somali, Mohamed Abdullahi Mohamed "Farmaajo".
Mahamat parabenizou o Presidente Farmaajo por colocar os interesses do povo somali em primeiro lugar.
Também elogiou o papel de liderança dado ao primeiro-ministro para preparar eleições pacíficas, credíveis e transparentes, e garantir a sua segurança.
Além disso, o Presidente agradeceu às partes interessadas somalis por atenderem ao apelo do Conselho de Segurança e Paz da UA para aderir ao acordo de setembro de 2020 aprovado por todas as partes interessadas, como o caminho a seguir mais viável para as eleições, quanto antes.
Mahamat reiterou o apelo ao regresso imediato ao diálogo e ao processo de negociação, assegurando à Somália o apoio ativo da UA e da Missão da União Africana na Somália (AMISOM) a este processo.
O presidente frisou que um alto representante da UA, que servirá como enviado especial para a dimensão política da Somália, será nomeado em breve.
-0- PANA VAO/MTA/IS/MAR/DD 02maio2021